Home AGENDA

AGENDA

Na agenda vai encontrar os eventos que irão decorrer na área mais oriental da cidade de Lisboa. Descubra todas as exposições, concertos, peças de teatro, e muito mais. Tome nota a não perca.

Sugestões para a agenda?

Tem conhecimento de algum evento que quer expor nesta secção? Envie-nos a sua sugestão para o e-mail vizinhos@orientre.pt

Abr
3
Ter
Angry Birds – A Exposição @ Pavilhão do Conhecimento
Abr 3@10:00_Abr 29@19:00
Angry Birds - A Exposição @ Pavilhão do Conhecimento

É a nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento que não vai querer perder.

São menos assustadores do que os pássaros de Hitchcock e já aterraram no Pavilhão do Conhecimento.
Portugal é o primeiro país da Europa a receber a exposição dos Angry Birds, inspirada no famoso jogo que pôs pessoas dos 8 aos 80 anos a proteger ovos de pássaros dos malditos Porcos Verdes.
Angry Birds – a exposição foi produzida pela Imagine Exhibitions, em parceria com o Rovio Entertainment e JACK Rouse Associates. Para visitar (antes que voe!) no Pavilhão do Conhecimento até setembro de 2018.

Abr
24
Ter
O Drink and Draw está de regresso à Cerveja Musa @ Cervjaria Musa
Abr 24@18:00_20:00
O Drink and Draw está de regresso à Cerveja Musa @ Cervjaria Musa | Lisboa | Lisboa | Portugal

É já amanha que acontece o regresso do Drink & Draw à fábrica da Cerveja Musa. Tânia Vale e Ana Fontinha voltam à cervejeira para mais um sessão inspirada de pintura e bebida.

O Drink & Draw são encontros de duas horas, onde terá que, obrigatoriamente, desenhar e beber.  As regras continuam as mesmas: Socializar, respeitar ou outros, explorar e não usar telemóveis. Os copos (ou garrafas) continuam a ter inspiração musical e os ‘artistas’ musas e musos despidos.

Muito resumidamente, o conceito Drink and Draw encontrou popularidade em Nova Iorque nos últimos anos e agora a tendência foi importada para a Europa. Fiel ao seu nome, esta é uma aula de arte para pintores experientes e iniciantes sem noção – mas com a alguma bebida à mistura.

Com um custo de 15 euros, tanto as bebidas como o material de desenho estão garantidos. A banda sonora, folhas de papel, pranchetas, lápis de carvão, lápis de cor, afia, borracha e cerveja artesanal não vão faltar. O importante é seguir o lema: “Fun art, not fine art”.

As inscrições para esta sessão, que decorre das 18h00 às 20h00, estão quase esgotadas, mas ainda há (poucos) lugares que podem ser reservados no site.

Entretanto, e para ir explorando um pouco, deixamos-lhe algumas fotos da última sessão.

El Bulo Social Club, em Marvila, recebe Make Like a Tree @ El Bulo Social Club by Chakall
Abr 24@20:00_23:00
El Bulo Social Club, em Marvila, recebe Make Like a Tree @ El Bulo Social Club by Chakall | Lisboa | Lisboa | Portugal

El Bulo Social Club, em Marvila, recebe Make Like a Tree.

Make Like a Tree é a quintessência das viagens expressa em música e fotografia, criada por Sergey Onischenko – vagabundo da Ucrânia que está a viajar à boleia pelo mundo, espalhando a sua música indie folk com um toque de inconformismo e ideias da Beat Generation, exibindo as suas fotografias de paisagem minimalista das suas viagens. Cada concerto é tocado com novos membros e todas as músicas são criadas e gravadas em diferentes partes do mundo. Experimentos com sons e colaborações com a audiência podem transformar uma one-man-band num duo ou num conjunto improvisado gigante, portanto então esteja pronto para participar num processo de criação de música. ‘Sloundscapes’ de Make Like a Tree irá levá-lo ao mundo interior da natureza, bosques, montanhas e canções de baleias no fundo do oceano.

Make Like a Tree é uma combinação de música, fotografia e videoart que foi criada ‘on the road’ durante anos de viagens non stop por todo o mundo.
O programa do evento consiste:
Música – http://makelikeatree.org/
Exposição de Fotografia – http://onisch.com/
Filme do Japão, Papua Nova Guiné, Nova Zelândia e Austrália.

Rinkadink @ LAV - Lisboa ao Vivo
Abr 24@23:45_Abr 25@06:00
Abr
25
Qua
Dona Rosinha, A Solteira ou A Linguagem Das Flores @ Teatro Meridional
Abr 25@21:30_23:30
Quartas Aumentadas, por Yami Aloelela, na Fábrica Braço de Prata @ Fábrica Braço de Prata
Abr 25@22:30_23:45
Quartas Aumentadas, por Yami Aloelela, na Fábrica Braço de Prata @ Fábrica Braço de Prata | Lisboa | Lisboa | Portugal

QUARTAS AUMENTADAS é o nome que passámos a dar à última quarta-feira de cada mês na na Fábrica Braço de Prata. É o espaço, o dia e o momento onde ficamos a conhecer mais um ilustre cantautor / músico / artista / ser humano que ajuda a colorir a nossa bonita e multicultural Lisboa.
O anfitrião destas noites, Yami Aloelela, apresenta-nos um convidado por mês. Uma história por sessão, contada em canções de nome próprio.

Abr
26
Qui
Aulas de Hatha Yoga na Fábrica Braço de Prata @ Fábrica Braço de Prata
Abr 26@18:30_19:30
Aulas de Hatha Yoga na Fábrica Braço de Prata @ Fábrica Braço de Prata | Lisboa | Lisboa | Portugal

O hatha yoga ajuda a fortalecer o corpo e a consciência com a prática de asana, prāṇāyāma e relaxamento. Venha praticar connosco para ganhar mais elasticidade e equilíbrio físico e mental!

Aulas todas as quinta-feiras. Traga seu tapete.

Dona Rosinha, A Solteira ou A Linguagem Das Flores @ Teatro Meridional
Abr 26@21:30_23:30
América Latina por la Noche: Peru é tema do mês @ Fábrica Braço de Prata
Abr 26@22:30_23:30
América Latina por la Noche: Peru é tema do mês @ Fábrica Braço de Prata | Lisboa | Lisboa | Portugal

Ao longo destes 10 anos de programação, muitos têm sido os projectos da América Latina que a Fábrica Braço de Prata acolheu. Durante este tempo, foram também encontrando gente cheia daquilo que se desconhece, e em 2018 decidiram inaugurar, às quintas-feiras, o projecto AMÉRICA LATINA POR LA NOCHE, uma série de concertos comentados, que vêm levantar véus de pedaços daquele continente, e se dedicam à música popular e tradicional de vários países da América Latina.

A série divide-se em blocos mensais, cada um dedicado a um país. Os concertos apresentam diversos géneros musicais, representativos de cada um dos países e regiões considerados, que constituem a matéria-prima dos actuais movimentos musicais hispano-americanos. Este repertório é enquadrado brevemente por um orador convidado ou por um elemento do Espírito Nativo, considerando elementos musicais propriamente ditos, histórias e experiências de cada convidado, mas também a origem, função social e evolução de cada género.

A SÉRIE CONTINUA EM ABRIL COM PERU!

O Peru não é só Condor Pasa!
Espírito Nativo convida Jorge Cervantes e Carlos Mil-Homens.

“Os escravos, sendo despojados do seu idioma, religião, tambores, entre outros elementos, começaram a criar novos instrumentos. Assim nasceu o cajón peruano”.

Não só criaram novos instrumentos como também uma nova identidade, na qual tomavam refúgio e galhardia. Aquilo que no início era marca identitária de uma classe ganhou, a pouco e pouco, uma dimensão que a ultrapassou e ganha cada vez mais adeptos além-fronteiras. Por outras palavras, a música afro-peruana é, hoje em dia, parte da própria identidade peruana.

O Espírito Nativo convidou para este mês de abril (todas as quintas-feiras, às 22h30) Jorge Cervantes, músico e produtor peruano, para tocar connosco e falar da sua música. A ele junta-se também Carlos Mil-Homens, percussionista, que tem dedicado parte da sua actividade musical ao cajón peruano, tendo estudado com alguns dos melhores percussionistas peruanos.

Jorge Cervantes (guitarra), Carlos Mil-Homens (cajón), Jacqueline Mercado (voz), Rui Meira (guitarra), Walter Areia (contrabaixo) e Iúri Oliveira(percussão).

Victor Zamora Trio + Jam Session na Fábrica Braço de Prata @ Fábrica Braço de Prata
Abr 26@23:00
Victor Zamora Trio + Jam Session na Fábrica Braço de Prata @ Fábrica Braço de Prata | Lisboa | Lisboa | Portugal

Virtuoso e apaixonante. Assim é o piano de Victor Zamora e a música que faz. A origem cubana e o mundo do jazz onde se inscreve, dão às suas composições um tom único. Mesmo de olhos fechados, sabemos desde o primeiro acorde, que Victor Zamora começou a tocar.

A rigorosa formação musical, temperada pelo som das ruas, que recebeu em Cuba, foram o alimento para uma imaginação de criança fascinada por música. Um passado de histórias que o poderiam ter levado à guitarra e não ao piano, a descoberta deste como extensão de si, explicam a intensidade com que toca, sempre exigente e precisa.

Compositor, mas plástico o suficiente para interpretar brilhantemente a música dos outros, faz com que se tenha tornado num dos pianistas mais requisitados, e por nomes tão diversos como Paulo de Carvalho, Salvador Sobral, Vitorino, Dulce Pontes, Ana Maria Jopeck, Luís Represas, Júlio Fowler, Munir Hossn, Ivan Lins, Emilio Jesus Martini, Ivan Ruíz, Paulo Flores, Paulinho do Trompete, Yami Aloelela, Teté Alhinho, Jandira Silva, Ciganos d’Ouro, Diego el Gavi, Carlos Barrtetto, José Salgueiro, Alexandre Frazão, Nelson Cascais, Bruno Pedroso, Philipp Hamilton, Maria Viana ou Maria Anadon, Yuri Daniel, e tantos tantos outros.

Nas composições, o jazz funde-se com as suas raízes cubanas, e oferece-nos o colorido de um Latin Jazz interpretado de forma inconfundível.

Às quintas-feiras, e já há alguns anos, Victor Zamora garante a “condução” de uma Jam Session, que convida a todos os bons músicos de alma e coração, a deixar um pouco do seu brilho pelo palco da Sala Nietzsche.

A entrada é livre. A noite também!

Abr
27
Sex
Baroness @ LAV - Lisboa ao Vivo
Abr 27@19:00_23:30
Dona Rosinha, A Solteira ou A Linguagem Das Flores @ Teatro Meridional
Abr 27@21:30_23:30
Abr
28
Sáb
Esta noite grita-se Acamarrados, de Enda Walsh @ Fábrica Braço de Prata
Abr 28@21:00
Fábrica Braço de Prata: “Esta noite grita-se Vida” X 3, de Yasmina Reza @ Fábrica Braço de Prata
Abr 28@21:00
Fábrica Braço de Prata: "Esta noite grita-se Vida" X 3, de Yasmina Reza @ Fábrica Braço de Prata | Lisboa | Lisboa | Portugal

Esta noite grita-se
Vida X 3, de Yasmina Reza.

Uma co-produção da Companhia Cepa Torta e Inquietarte, “Esta noite grita-se”, é uma programação regular de leituras informais de peças de teatro, contando sempre com um excelente elenco de actores/ leitores e com uma obra prima da dramaturgia nacional ou estrangeira.

Vida X 3 (no original, Trois Versions de la Vie), escrita por Yasmina Reza em 2000, foi estreada no Royal National Theatre de Londres ainda no mesmo ano, numa tradução de Christopher Hampton, com o título Life X 3.

Durante os ensaios do Esta noite grita-se – Huis Clos, de Sartre, nas últimas semanas, descobrimos que o Luís Moreira, que fazia parte do elenco, tinhatraduzido Trois Versions de la Vie, de Yasmina Reza, para português.

Após este feliz encontro, dada dificuldade em conseguir os direitos de tradução de O Deus da Carnificina, e o texto ter sido incluído na programação do Teatro da Trindade para as mesmas datas, decidimos abraçar este novo texto, da mesma autora, praticamente inédito, mas igualmente bom.

Este mesmo texto foi levado a cena a partir de Março de 2002, numa tradução de Leonor Xavier com o título 3 Versões da Vida, com a encenação de Miguel Guilherme, no Teatro Villaret.

Dia 28 de Abril, às 21h00, lemos Vida X 3, na Fábrica Braço de Prata.

FICHA TÉCNICA
Texto: Yasmina Reza
Tradução: Luís Moreira
Direcção: por designar
Interpretação: por designar
Gravação de Som: Felix Brückelmann
Fotografia: Sónia Godinho Fotografia
Desenhos: Catarina Rodrigues
Design Gráfico: Luís Matos
Agradecimentos: Teatro Municipal Joaquim BeniteArtistas Unidos,LoboMau – Produções e ONE your first stop

O Esta noite grita-se é dirigido por Filipe Abreu e Miguel Maia.
Uma co-produção Inquietarte e Companhia Cepa Torta

Dona Rosinha, A Solteira ou A Linguagem Das Flores @ Teatro Meridional
Abr 28@21:30_23:30
Abr
29
Dom
Dona Rosinha, A Solteira ou A Linguagem Das Flores @ Teatro Meridional
Abr 29@21:30_23:30
Mai
1
Ter
Fique a conhecer o Parque das Nações com esta caminhada noturna @ Centro Comercial Vasco da Gama
Mai 1@20:00_23:45
Fique a conhecer o Parque das Nações com esta caminhada noturna @ Centro Comercial Vasco da Gama | Lisboa | Lisboa | Portugal

Nesta caminhada nocturna, organizada pela 4Trilhos, amos percorrer o Parque das Nações, desfrutando de uma nova perspectiva sobre monumentos, jardins e arte urbana existente neste espaço de lazer e cultura. Vamos visitar a Marina e passear junto à margem do rio Tejo (podendo vislumbrar a ponte Vasco da Gama em todo o seu esplendor, iluminada pela lua cheia) e percorrer as diversas estacadas sobre o rio. Durante o nosso trajecto vamos efectuar uma pequena pausa, beber um chá quentinho, acompanhado com biscoitos, retomando o nosso percurso até à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, fazendo de seguida o regresso ao ponto de partida.

PONTO DE ENCONTRO: Centro Comercial Vasco da Gama (no exterior, junto à porta principal que dá para a Gare do Oriente).
INÍCIO DA ACTIVIDADE: 20H30
FIM DA ACTIVIDADE: 23H30 (previsão/depende do ritmo do grupo).
DURAÇÃO DA ACTIVIDADE: +/- 3H00 (previsão/depende do ritmo do grupo).
PERCURSO / DISTÂNCIA: +/- 10Km
TIPO DE PERCURSO: Circular (começa e termina no mesmo local).
GRAU DE DIFICULDADE: Fácil.
PONTOS DE INTERESSE:
Altice Arena
Rossio dos Olivais
Pavilhão de Portugal
Pavilhão do Conhecimento
Oceanário de Lisboa
Jardins de Água
Lago das Tágides
Jardim da Música
Jardins Garcia da Horta
Torre Vasgo da Gama
Ponte Vasco da Gama
Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes
Outros pontos de interesse.
INSCRIÇÃO (OBRIGATÓRIA) – ATÉ DIA 30 DE ABRIL. PREENCHER O FORMULÁRIO E SUBMETER A INSCRIÇÃO: https://4trilhos.typeform.com/to/D1HiK7
PREÇO: Adultos (<70 Anos) – 5€; Crianças / adolescentes (<18 anos) – actividade gratuita, desde que acompanhadas por responsável legal. Inclui: Guia / Seguro / Chá / Biscoitos.
PAGAMENTO: Efectuado no dia e local da actividade.
INFORMAÇÃO ADICIONAL:
Deverá fazer-se acompanhar de telemóvel para eventual contacto da organização.
Aconselha-se calçado confortável e roupa adequada à estação (agasalho para a noite).
Pequena Lanterna / Frontal.
ADVERTÊNCIAS: O percurso da caminhada pode ser alterado ou cancelado devido a condições atmosféricas adversas ou outras que se justifiquem.
Mínimo de participantes: 10.
Informação de eventual cancelamento: 24 horas antes da realização do evento.

Mai
2
Qua
The Sustainable Energy For All Forum 2018 @ Convento do Beato
Mai 2@08:30_18:30
Mai
3
Qui
Aulas de Hatha Yoga na Fábrica Braço de Prata @ Fábrica Braço de Prata
Mai 3@18:30_19:30
Aulas de Hatha Yoga na Fábrica Braço de Prata @ Fábrica Braço de Prata | Lisboa | Lisboa | Portugal

O hatha yoga ajuda a fortalecer o corpo e a consciência com a prática de asana, prāṇāyāma e relaxamento. Venha praticar connosco para ganhar mais elasticidade e equilíbrio físico e mental!

Aulas todas as quinta-feiras. Traga seu tapete.

Chá com Livros no Parque das Nações @ Junta de Freguesia do Parque das Nações
Mai 3@21:30_23:00
Chá com Livros no Parque das Nações @ Junta de Freguesia do Parque das Nações

A Junta de Freguesia do Parque das Nações convida-o a degustar a leitura com uma chávena de chá.
O projeto “Chá com livros” tem como objetivo criar um espaço de partilha de experiências e de leituras em formato de mesa redonda.
Na primeira quinta-feira de cada mês, das 21h30 às 23h00 venha tomar chá connosco e participar nas tertúlias com autores/escritores convidados.

X