Estivemos no ar com a Rádio ZIP, a primeira rádio online de Marvila

Estivemos no ar com a Rádio ZIP, a primeira rádio online de Marvila

A Rádio ZIP é um projeto dos Eco-Estilistas – Associação de Inter-Ajuda de Jovens

A história dos Eco-Estilistas está ligada à história da urbanização da zona de Marvila, antiga Chelas, e aos seus problemas socioeconómicos e de higiene urbana. Os Eco-Estilistas surgiram, em 1989, no atual Bairro dos Lóios, que, nessa altura, se apresentava como um dos mais pobres e problemáticos de Portugal. Mais recentemente criaram a Rádio ZIP, a primeira rádio online de Marvila.

Eco-Estilistas Rádio ZIP Marvila

A Rádio ZIP está de parabéns

A rádio ZIP nasceu há um ano. A ideia partiu de um jovem e a oportunidade surgiu através de um projeto promovido no âmbito do programa BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária, da Câmara Municipal de Lisboa. A Associação de Inter-ajuda de Jovens Eco-estilistas arregaçou as mangas e hoje têm já cerca de 17 jovens a colaborar, com duas emissões semanais em direto, à quarta-feira e ao domingo. Do seu estúdio no Bairro dos Lóios emitem música, notícias, entrevistas, comédia e procuram novos talentos. Esta que é a primeira Rádio online de Marvila, produzida exclusivamente por jovens já chega a mais de 8 países.

Bruno, João, Joana e Inês receberam-nos calorosamente no seu estúdio e a conversa surgiu de forma espontânea e divertida. Conhecemos a equipa e um bocadinho do dia-a-dia destes jovens na Rádio ZIP.


Eco-Estilistas: Fazer arte a partir do lixo

No início da década de 80, começam a surgir os primeiros bairros de habitação social, sem ligação ao resto da cidade e que tornaram a zona de Marvila uma espécie de gueto, com graves problemas. Augusta Baptista, uma das fundadoras da Associação lembra que a par destas dificuldade, ainda existia (e existe) a famosa Feira do Relógio uma das maiores de Portugal, que deixava semanalmente as ruas do bairro cheias de lixo.

É neste enquadramento difícil que seis mulheres de Chelas se juntaram e fizeram nascer os Eco-Estilistas.  Elas pretendiam que de uma forma pedagógica e lúdica, através do aproveitamento de alguns materiais do lixo que sobrava nas ruas, produzir peças artística, tentando deste modo consciencializar os moradores para melhorar e cuidar do espaço público.

Eco-Estilistas Rádio ZIP Marvila

A Associação de Inter-Ajuda de Jovens «Eco-Estilistas» formou-se oficialmente em janeiro de 2009, depois de 19 anos a trabalhar como grupo auto-organizado em parceria com a entidade internacional E.P.A. – European Play Work Association e com entidades locais.

A missão dos Eco-Estilistas passa por desenvolver atividades lúdicas e promover o crescimento humano da comunidade, tendo em vista os mais desfavorecidos: as crianças e jovens. O trabalho desenvolvido centra-se não só na área da reciclagem e moda, mas também na implementação de atividades na área do desporto, educação, cidadania e cultura.

Eco-Estilistas Rádio ZIP Marvila

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *