Vizinhar com Andreas Wolff da Sociedade Portuguesa de Moedas

Vizinhar com Andreas Wolff da Sociedade Portuguesa de Moedas

Um pequeno tesouro escondido em Marvila

O número 29E da Rua Fernando Palha guarda um pequeno tesouro, a Sociedade Portuguesa de Moedas. Fundada em 1977 por Andreas Wolff, a empresa dedica-se à comercialização e reprodução de objectos de arte e colecção, como medalhas e moedas, por correspondência ou via internet.

Uma empresa com 40 anos, com origem numa paixão e num gosto pela escultura, pela gravura, pela arte da medalha. “Eu era muito novo, olhei para o mapa e em Portugal não havia ninguém que fizesse isto, e eu vim, nunca pensei ficar 40 anos, mas acabou por ser assim. O país acolheu-me e passou a ser a minha casa, até já sou cidadão português! “, afirma o CEO da Sociedade Portuguesa de Moedas.

Andreas Wolff explica que a forma de vender, por excelência, da Sociedade é à distância, é a venda por correspondência: “Os clientes inscrevem-se por anúncios em revistas e jornais através do preenchimento de um cupão”. Têm parceiros em muitos países, “viajo com muita frequência mas vendemos exclusivamente em Portugal”. Não têm porta aberta ao público, só muito ocasionalmente para algum cliente que assim o deseje.

Orientre Philae Sociedade Portuguesa de Moedas Andreas Wolff Marvila

As coleções da Sociedade Portuguesa de Moedas

Os produtos mais vendidos hoje em dia são as moedas, segundo Wolff, emissões oficiais de várias nações: portuguesas, europeias, americanas, chinesas… do mundo inteiro. “Temos por exemplo a coleção “A Moeda do Mês”, os clientes inscrevem-se num programa através desse anúncio para receberem a coleção, e vão recebendo um item por mês. É uma iniciativa nossa, em que cada mês ilustramos um tema da atualidade de interesse global “, conta Andreas Wolff.

A maioria das moedas que vendem não são produzidas na Sociedade Portuguesa das Moedas, são iniciativas dos governos e nações que escolhemos para enquadrar nos programas e coleções da Sociedade Portuguesa de Moedas. Contam com uma colecção de “O Dinheiro do Mundo Inteiro ” que inclui a moeda de cada país do mundo, são mais de 240 peças diferentes, e outras coleções:  as “Viagens do Papa”, os “Descobrimentos”, a “História de Portugal”, os “Heróis do Desporto”, os “Jogos Olímpicos”, etc.

Orientre Philae Sociedade Portuguesa de Moedas Andreas Wolff Marvila

As primeiras instalações da empresa eram na Avenida 24 de Julho, até que há já alguns anos se mudaram para Marvila. São cerca de 20 pessoas que trabalham nas instalações da Sociedade que estão muito felizes por poder acompanhar o crescimento da zona oriental de Lisboa. Andreas Wolff confessa que “a linha de comboio, em termos urbanísticos, acaba por prejudicar o crescimento da zona entre Santa Apolónia e o Oriente. ”

Ao longo destes quarenta anos de trabalho destaca como “o que de melhor fizeram” a colaboração com o pintor e artista Lima de Freitas, com trabalhos de criação original. Para o futuro estão a pensar numa exposição, em desenvolver um projeto a curto prazo para o público em geral.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *