Vizinhar com Rita Sampaio da Fábrica Moderna

Vizinhar com Rita Sampaio da Fábrica Moderna

Bem vindo à Fabrica Moderna!

Rita Sampaio é do outro lado da margem e foi lá que criou o seu primeiro projeto de cowork – Makerspace Maquijig. Chegou a Lisboa a convite do seu atual sócio Vasco Cosme para abrir um espaço colaborativo, uma oficina criativa partilhada onde se transformam ideias em produtos. Por laços de amizade com a vizinhança, chegaram a Marvila e criaram a Fábrica Moderna.

Orientre Fábrica Moderna Rita Sampaio Marvila

A Fábrica Moderna é muito mais do que um laboratório de fabricação digital, é um co-work “sujo e barulhento” para marcas que precisem de instalações especiais, onde pessoas, empresas e estudantes podem partilhar conhecimento e fortalecer sinergias.

São o primeiro Makerspace comercial em Lisboa e o seu foco são os Maker Businesses. Para além de um co-work, oferecem espaço e tempo para a dinamização de workshops e brainstormings, e funcionam como mentores que podem ajudar a incubar projetos sustentáveis ou a lançar novos produtos.

Orientre Fábrica Moderna Rita Sampaio Marvila

Under 25 é um programa que desenvolvem, desde o início, que pretende dar a oportunidade aos artistas “mais fresquinhos”, acabadinhos de sair da faculdade ou em início da carreira, para criar e desenvolver o seu projeto. “A Fábrica cede o espaço e acompanha o projeto até este crescer e ser sustentável para o próprio artista. É tipo uma pequena “incubação” de projetos artísticos no momento inicial”, conta Rita Sampaio.

O amplo armazém nº 24 da Rua Pereira Henriques ganhou uma nova vida em Abril de 2017. A Fábrica Moderna tem desde o mais tradicional ao mais tecnológico, desde a cerâmica até às impressões 3D. Como residentes, para além da Mariana, da Malga Ceramic Design, têm designers de produto, criadores de acessórios para bicicletas, arquitectos… e querem ter muito mais.

(foto de @matrenophoto)

Residentes da Fábrica Moderna

– Mariana Filipe: MALGA

– Rita Estanislau: REFAZ 

– Marie Laillé: Ceramiste

– Isaac Gens: DRAMA LISBOA (impressão 3D em cerâmica)

– Massimiliano Pipolo: Decorador Interiores e Cerâmica

– Catarina Telles: LUCKY BASTERDS 

– Bárbara Varela: Arquiteta 

Orientre Fábrica Moderna Rita Sampaio Marvila

Novidades da Fábrica Moderna

A Fábrica precisa sempre de “sangue novo”, de se reinventar e de ter mais projetos sustentáveis e por isso estão a aceitar criadores residentes: artistas, designers, artesãos e fabricantes de todo o tipo. Oferecem espaço, ferramentas, máquinas de fabrico digital e uma comunidade vibrante, que proporciona bons momentos de convívio e confraternização.

Orientre Fábrica Moderna Rita Sampaio Marvila

Em breve vão aumentar as instalações, com a criação de uma zona própria para carpintaria e maçonaria: “não estava a funcionar no open-space por causa do pó”, confidencia Rita. Aumentar o quintal e dar mais comodidades aos residentes é outra das prioridades dos sócios.

No dia 8 de Dezembro estão a preparar um Open Day que será um evento de Natal para os vizinhos da Fábrica Moderna com muitas coisas a acontecer. Está já confirmada a parceria com o espaço Todos, a cerveja MUSA e o Café com Calma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *