Falcão Lucas. É assim que se chama a dupla de artistas que estão a deixar todos os visitantes do Merc’art fascinados. Luís Filipe Lucas e Tânia Falcão são uma dupla em casa, no trabalho e na imaginação sem limites.
O Orientre esteve no Lx Factory para visitar o Merc’art 2018 que, na sua terceira edição, não para de surpreender os lisboetas. Este ano estão representados 30 artistas, dos mais conceituados às estrelas em ascensão. E por falar em ascensão, estivemos à conversa com a dupla Falcão Lucas, um digital art project que nasceu em Marvila, mais propriamente na Grafe Publicidade, e que no Merc’art apresentam um quadro que junta o 3D à identidade gráfica dos próprios artistas.
Apesar de já serem conhecidos internacionalmente, esta é a primeira vez que a dupla de portugueses expõe em Portugal. “Estamos muito felizes por mostrar o nosso trabalho pela primeira vez no nosso país e por isso quisemos que este fosse o retrato daquilo que gostamos e costumamos fazer”, afirmou Tânia Falcão. Mas embora esta seja a estreia portuguesa, a dupla tem diversos trabalhos e clientes de reconhecimento internacional: Maroon 5, KitKat, Paramount, FOX, Flux Pavilion, Neonmob, Republic Records, são apenas alguns deles. Em solo nacional, são conhecidos por trabalhos para a EDP, Montepio, Nos Alive e Intermarché.
Num quadro onde as cores saltam à vista, é impossível ficar indiferente à história que os artistas querem passar: “Agarrámos o nosso gosto em trabalhar arquitetura romana e retratámos um Deus romano, Janus (Deus do Princípio e do Fim) para retratar o novo princípio em Portugal”, explicou Luís Filipe Lucas.
Com uma identidade gráfica baseada em projetos 3D, o quadro que está presente no Merc’art representa todo o trabalho que têm produzido desde 2012. Na obra, depois de várias camadas, cores e tratamentos de luz, tudo mexe através de uma aplicação de smartphone. Parece impossível, mas está bem mais perto do que aquilo que imagina.
O melhor mesmo passar pelo Lx Factory até ao próximo dia 22 de dezembro. Aconselhamos ter em atenção a bateria do telemóvel e a biblioteca de fotografias e vídeos desocupada. Vai ter muito que fotografar!
2 Comentários
[…] E aqui fica o link para a página do artigo https://www.orientre.pt/agenda/falcao-lucas-a-dupla-3d-do-mercart/ […]
[…] E aqui fica o link para a página do artigohttps://www.orientre.pt/agenda/falcao-lucas-a-dupla-3d-do-mercart/ […]