É já no fim desta semana, dia 18 , que termina a mais recente exposição “From the World, Made in Lisboa” na galeria Underdogs, em Marvila. Uma exposição coletiva que reúne obras inéditas de artistas internacionais que têm exposto na galeria desde a sua abertura em 2013.
Desde o dia 12 de abril, que a galeria Underdogs tem sido palco da mostra “From the World, Made in Lisboa”. A exposição abrange uma grande diversidade de estilos e linguagens visuais de artistas de diferentes nacionalidades que têm desenvolvido a sua prática numa articulação entre o espaço público e o espaço expositivo. Estamos a falar de André Saraiva, Anthony Lister, Clemens Behr, Cyrcle, Ernest Zacharevic, Felipe Pantone, Finok, Okuda San Miguel, Olivier Kosta-Théfaine, PichiAvo, Shepard Fairey e WK Interact.
Inspirados pela realidade material e imaterial que dá forma às nossas sociedades urbanas no atual contexto global, estes artistas partilham uma abordagem de alcance universal que os tem visto, cada um à sua maneira, desenvolver trabalho em inúmeras cidades à volta do mundo, unidos pelo objetivo comum de divulgar a sua mensagem e a sua visão artística.
O Orientre esteve à conversa com Pauline Foessel, cofundadora da galeria Underdogs, que nos desvendou como foi feita esta mostra “os artistas tiveram total liberdade para criar as peças que integram a exposição. A vontade não era ter um conceito curatorial definido para a exposição, era ter peças mais emblemáticas das técnicas deles. Havendo peças que são claramente muito diferentes, há uma ligação entre elas que faz sentido”, acrescentou.
A exposição “From the World, Made in Lisboa” está mesmo a chegar ao fim, mas as surpresas na Underdogs Gallery não ficam por aqui. Para ocupar as paredes da galeria este mês, preparam-se já uma dupla de artistas Iranianos , Icy and Sot.
A Underdogs é uma plataforma cultural, fundada pela francesa Pauline Foessel e pelo português Alexandre Farto (Vhils), que se divide entre arte pública, com pinturas nas paredes da cidade, exposições dentro de portas e a produção de edições artísticas originais. A plataforma tem também uma loja, na Rua da Cintura do Porto de Lisboa, e começou em 2015 a organizar visitas guiadas de Arte Urbana em Lisboa.
Para visitar basta ir até à Rua Fernando Palha numero 46, em Marvila. A arte pela zona oriental não tem limites!