A Casa do Bacalhau é um restaurante de comida portuguesa onde o bacalhau é rei
Há quem diga que se pode cozinhar bacalhau de mais do que 1000 maneiras. Na Casa do Bacalhau, no Beato, podemos comê-lo de mais de 25 formas diferentes. O bacalhau é servido em harmonia com a melhor tradição culinária portuguesa, com uma deliciosa ementa dedicada ao fiel amigo mas onde se encontram também alternativas surpreendentemente agradáveis.
O espaço: Um Restaurante num Palácio
O restaurante fica num antigo edifício do Palácio do Duque de Lafões, com uma decoração simples a deixar sobressair a arquitectura do próprio espaço. A área ocupada pel´A Casa do Bacalhau é a parte mais a oeste do edifício cor de rosa, onde ainda hoje habitam o Sr. Duque e a respectiva família.
Este Palácio foi construído após o terramoto de 1755, devido a parcial destruição do palácio que a família do Duque de Lafões tinha à data em Lisboa, e fica situado mesmo ao lado do Convento do Beato. Na época da sua construção pouco existia à sua volta chegando o rio Tejo praticamente à zona da atual porta de entrada.
O restaurante tem duas salas de jantar com capacidade para acolher 200 pessoas, sendo uma sala para 115 pessoas e a outra para 85 pessoas, de onde se destaca o tecto original do século XVIII construído em abóbada com “tijolo burro”.
A Ementa: O bacalhau é rei
Aqui o bacalhau é servido em harmonia com a melhor tradição culinária portuguesa. A dedicação a este peixe é revelada através de um menu com 25 maneiras diferentes de desfrutar do bacalhau. Uma parte das receitas são fruto de velhos segredos de cozinha escondidos pelo tempo, a que foram acrescentadas receitas contemporâneas que souberam resistir à história. O resultado é uma deliciosa ementa, dedicada ao fiel amigo mas onde se encontram também algumas alternativas surpreendentes.
Há realmente muitas formas de cozinhar e servir bacalhau. Começam nas entradas com umas pataniscas e um carpaccio. Nos pratos principais mais bacalhau: com broa, caril, batata à murro, à brás, enformado e até um arroz de bacalhau. Mais de cem marcas de vinhos, para além das sobremesas típicas, fecham o círculo para degustar algumas das surpresas que o menu proporciona.
A Patanisca d’A Casa do Bacalhau
A patanisca d’A Casa do Bacalhau, no Beato, é a melhor de Lisboa. A patanisca confeccionada há 30 anos pela cozinheira Manuela Martins, do restaurante Casa do Bacalhau, ganhou, com nota máxima, a Prova de Pataniscas do festival Peixe em Lisboa, que fez a eleição em abril de 2017.
O júri destacou as lascas de bacalhau, a salsa, a cebola e o sal: “A patanisca da Casa do Bacalhau é a mais bonita, a menos gordurosa e a mais crocante”. Entre os critérios da eleição estavam o aspeto, o sabor, a consistência do interior, o equilíbrio entre os ingredientes e a ausência de gorduras excessivas.
Os restaurantes Poleiro, em Entrecampos, e o D’Bacalhau, no Parque das Nações, ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Os outros concorrentes foram a Laurentina, Nobre, Taberna da Rua das Flores, Varanda do Hotel Mundial, Bica do Sapato, Flores do Bairro Alto Hotel e o restaurante Sem Dúvida.