A Rua do Açúcar vai sofrer alterações. O Grupo Suiço MGB Development pretende construir uma megatorre para um condomínio de luxo na antiga sede da Soponata.
Parece que já não é novidade para ninguém, exceto para a Câmara Municipal de Lisboa, que na antiga sede da empresa de navegação portuguesa Soponata– Sociedade Portuguesa de Navios Tanques irá nascer um condomínio de luxo.
A Câmara Municipal de Lisboa diz não conhecer qualquer tipo de projeto naquela zona. “Pela localização e indicações não conseguimos identificar o projeto”, referiu fonte da autarquia ao Jornal Sol.
Já os moradores, comerciantes e trabalhadores desta zona foram convidados para uma exposição na própria sede, que decorreu durante uma semana, com o objetivo de dar a conhecer o projeto aos habitantes e frequentadores daquela freguesia da capital.
A antiga Sonopata é um edifício datado de 1947 que foi considerado, nesta altura, uma das empresas mais importantes que fazia parte da Marinha Mercante Portuguesa.
O edifício da Rua do Açúcar tem na fachada principal um painel de azulejos da autoria conjunta de Júlio Pomar e Alice Jorge, que ainda hoje é um dos pontos turísticos da zona, com frequentes grupos de visitantes portugueses e estrangeiros.
Além disso, o seu amplo hall de entrada é também forrado a azulejaria da antiga fábrica Viúva Lamego.