A 2.ª edição do Ciclo de Cinema ‘Noites no Pátio’ está de volta ao pátio da Biblioteca de Marvila entre 27 de julho e 31 de agosto.
Larguem os livros e agarrem-se ao ecrã! Porque o tempo já convida a desfrutar atividades ao ar livre, está de volta ao pátio da Biblioteca de Marvila, a 2.ª edição do ciclo de cinema independente ‘Noites no Pátio’. Todas as sextas-feiras, entre 27 de julho e 31 de agosto, a biblioteca apresenta, gratuitamente, sessões de cinema, legendadas em português.
Os seis filmes escolhidos para esta edição têm origens tão distintas que vão desde a Finlândia, aos Estados Unidos, passando pelo Taiwan, França e muito mais. Todos os filmes forma premiados nos melhores festivais de cinema internacionais.
Não perca esta oportunidade de ver uma seleção arrojada e premiada de filmes, mesmo aqui ao lado. Todas as sessões têm início pelas 21h45m. Pode ver o cartaz e respetivos trailers, abaixo.
PROGRAMA
27 JULHO
O Mal-Humorado (Mielensäpahoittaja)
De Dome Karukoski, com Antti Litja, Petra Frey e Mari Perankoski.
Comédia Dramática; Finlândia/Islândia; 2014; 104 min; M/12
O Mal-Humorado conta a história de um idoso que após uma queda, em que magoa o tornozelo, tem que passar um fim-de-semana em Helsínquia para fazer fisioterapia.
Ele não gosta mesmo nada desta situação por quatro razões: 1) Tem que apanhar um táxi. 2) Não pode cuidar diariamente de sua esposa, paciente de Alzheimer. 3) Não pode conduzir – o que significa que poderá ter que se sentar num carro com uma “motorista mulher”. 4) Tem que passar tempo com sua família.
A nora é uma mulher com uma carreira e sempre muito empenhada. O filho, um inútil.
E o dia de alguém será arruinado!
3 AGOSTO
O Dia Mais Feliz na Vida de Olli Mäki (Hymyilevä mies)
De Juho Kuosmanen, com Oona Airola, Joonas Saartamo, Eero Milonoff.
Drama/Romance; Finlândia/Suécia/Alemanha; 2016; 92 min; M/12
Verão de 1962. Olli Mäki tem uma hipótese ao título, no Campeonato Mundial de Boxe, na categoria de peso-pena. Do campo finlandês às luzes brilhantes de Helsínquia, tudo foi preparado para a sua fama e fortuna. Olli só precisa de se concentrar e perder peso. Mas há um problema – ele apaixonou-se por Raija.
10 AGOSTO
Savannah (Savannah)
De Annette Haywood-Carter, com Jim Caviezel, Chiwetel Ejiofor, Jaimie Alexander.
Drama; EUA; 2013; 101 min; M/12
Savannah, EUA, início do Séc. XX. Culto e eloquente, Ward Allen (Jim Caviezel) é o herdeiro de uma grande plantação de algodão e sempre foram depositadas nele grandes expectativas. Mas Ward é tudo menos uma pessoa vulgar. Determinado a libertar-se das convenções da sua época, decide abdicar da fortuna em troca de uma vida simples e frugal como caçador de patos. A seu lado, tem Christmas Moultrie (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto com quem sente ter muito mais em comum do que a maioria dos homens com quem foi criado. O carisma e força de carácter de Ward conquistam Lucy Stubbs (Jaimie Alexander), uma rapariga aristocrata cujo amor proibido a obrigará a enfrentar a família. Mas até que ponto o amor de Lucy não se transformará numa nova ameaça à necessidade de liberdade de Ward?
17 AGOSTO
Brendan e o Mundo Secreto de Kells (The Secret of Kells)
De Tomm Moore, com Evan McGuire e Christen Mooney.
Animação; Bélgica/França/Irlanda; 2009; 75 min; M/6
Um jovem rapaz, num local medieval remoto que está sob o cerco de invasões bárbaras, é chamado para a aventura quando um célebre mestre iluminado chega com um livro antigo, cheio de sabedoria e poderes secretos.
24 AGOSTO
O Que Nos Resta? (Home for the Weekend)
De Hans-Christian Schmid, com Lars Eidinger, Egon Merten, Eva Meckbach.
Drama; Alemanha; 2012; 85 min; M/12
Marko, um escritor na casa dos 30, vive em Berlim, na Alemanha, desde os tempos da universidade. A relação com a família nunca foi pacífica e hoje a convivência reduz-se a duas ou três visitas por ano. Desde muito novo que se sente pouco identificado com o modo de vida burguês de ambos os progenitores. Porém, decidido a não prejudicar a relação do seu próprio filho com os avós, aceita reunir-se na casa paterna para um fim-de-semana no campo. Mas o que se previra relativamente tranquilo ganha proporções inesperadas quando a mãe, uma pessoa mentalmente desequilibrada desde tenra idade, decide deixar de tomar a medicação. Os conflitos sucedem-se e as tristes recordações do passado vêm novamente ao de cima…
31 AGOSTO
Cães Errantes (Stray Dogs)
De Tsai Ming-liang, com Kang-sheng Lee, Kuei-Mei Yang, Yi-Ching Lu.
Drama; Taiwan/França; 2013; 138 min; M/12
Um pai e seus dois filhos vagueiam como marginais em Taipei. Eles andam pelos rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como “outdoor” humano de apartamentos de luxo, enquanto os seus filhos procuram amostras grátis de comida em supermercados e shoppings. Toda noite, a família abriga-se num prédio abandonado. O pai está estranhamente fascinado pelo mural que enfeita a parede da casa improvisada. No seu aniversário, a família recebe a companhia de uma mulher. Será que ela pode ser a chave para desenterrar emoções do passado?