“All aboard” é o tema do Festival Eurovisão da Canção 2018
Na sequência da vitória, em Kiev, de Salvador Sobral, com a canção “Amar pelos Dois”, Portugal vai realizar, pela primeira vez, o Eurovision Song Contest (Festival Eurovisão da Canção). A cidade de Lisboa vai ser o palco do maior evento musical do mundo e já são conhecidos mais pormenores sobre o certame que vai decorrer entre 8 e 12 de maio de 2018.
A semana do festival, com a final prevista para 12 de maio, inclui um conjunto de eventos sociais em Lisboa, centrados no Parque das Nações, mas que passam também pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, na zona ribeirinha de Belém e pela Praça do Comércio.
São esperados em Lisboa mais de mil profissionais nas áreas de produção e realização, mais de mil pessoas das diferentes delegações internacionais, mais de mil e quinhentos jornalistas e uma estimativa de 30.000 fãs e visitantes.
O vídeo de apresentação do Festival Eurovisão da Canção 2018
63º Festival Eurovisão da Canção homenageia os oceanos
Em maio de 2018 celebra-se o 20º aniversário da inauguração da Expo 98. Não é, assim, coincidência que o mote do 63º Festival Eurovisão da Canção seja “all aboard” [todos a bordo], uma homenagem aos oceanos, ao papel dos mares no passado e presente de Portugal no mundo.
«Quisemos fazer uma narrativa à volta de um país aberto, inclusivo, tolerante, um país que convive bem com uma realidade multicultural», explica Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP. Com a participação de 42 países, através do mar, Portugal convida a comunidade internacional a unir-se na competição deste ano.
São todos bem-vindos, “All Aboard!”
A(s) imagem(ns) do Festival Eurovisão da Canção
Uma concha em espiral, em tons de azul sobre um fundo amarelo, será a imagem de marca do evento, mas o diretor de arte da RTP, Nicolau Tudela, idealizou outras doze imagens que serão também utilizadas, com inspiração no mar, no plâncton e na iconografia marítima de Lisboa.
Gonçalo Madaíl, responsável editorial da equipa criativa do Festival, destacou que a Eurovisão em Lisboa deverá mostrar a imagem de “um Portugal elegante, sofisticado e autêntico”.
Os 26 concorrentes portugueses ao Festival da Canção 2018
Os compositores da próxima edição do Festival da Canção já foram apresentados pela RTP, serão 26 as canções a concurso.
Convidados pela RTP
- Aline Frazão
- Armando Teixeira
- Benjamim
- Bruno Cardoso
- Capicua
- Diogo Clemente
- Diogo Piçarra
- Francisco Rebelo
- Fernando Tordo
- Isaura
- João Afonso
- Jorge Palma
- José Cid
- JP Simões
- Júlio Resende
- Mallu Magalhães
- Miguel Ângelo
- Francisca Cortesão
- Nuno Rafael
- Paulo Flores
- Paulo Praça
- Tito Paris
Convidado por Salvador Sobral
Escolha do programa “Master Class” da Antena 1
Escolhas do concurso por submissão através da Antena 1
O vencedor do Festival da Canção 2018 será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão, que se apresentará na grande final a realizar em Lisboa, a 12 de maio de 2018.
O Festival da Eurovisão, que acontece desde 1956, é atualmente “o maior espetáculo de entretenimento televisivo”, com uma audiência estimada de 200 milhões de pessoas. Portugal concorre desde 1964, quando apresentou em Copenhaga a canção “Oração”, defendida por António Calvário.
2 Comentários
[…] no Orientre todas as novidades do Festival Eurovisão da Canção […]
[…] de terem sido anunciados os compositores da próxima edição do Festival da Canção foram hoje apresentados pela RTP, os intérpretes e […]