Os Mórmon chegaram a Portugal, mais propriamente ao Parque das Nações. O primeiro templo Mórmon inaugura já este sábado, dia 17 de agosto.
Ainda não abriu mas já são muitos os curiosos que querem saber o que está por detrás das paredes brancas e douradas da primeira Igreja Mórmon em Portugal: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Para os mórmones, um templo não é só o edifício mais importante na hierarquia da sua igreja, é sobretudo uma representação do paraíso na Terra.
O templo lisboeta, que a meio de Setembro abrirá aos fiéis e fechará para sempre aos não crentes, fica no Parque das Nações, com o Mercado de Moscavide nas traseiras. Ao fim de quatro anos em construção e outros cinco em planeamento, surge o primeiro templo Mórmon com dois edifícios e um jardim. Portugal conta com cerca de 45 mil fiéis mórmon, a construção do templo era algo que já ambicionavam há muito tempo.
Com mais de uma centena de capelas espalhadas pelo país, onde se realizam as reuniões dominicais e baptizados, só nos templos são permitidos os casamentos. O que levou a que muitos portugueses durante todos estes anos se deslocassem à Alemanha, Londres, Madrid ou Suiça.
Apesar de idêntica visualmente, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não tem qualquer semelhança com a catedral católica. Embora por fora se possa ficar com essa ideia, o edifício do Parque das Nações é um autêntico hotel de luxo. A sensação deve-se à profusão de mármores, alcatifas e lustres por toda a parte. Não é público quanto custou a obra.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada nos Estados Unidos da América no fim do século XIX por Joseph Smith, que afirmava ter recebido instruções de Deus e Jesus Cristo para criar uma nova igreja. Ainda hoje é nos Estados Unidos que a Igreja tem maior implantação, embora desde o fim do século XX se tenha espalhado rapidamente por várias latitudes. Os mórmones estão em Portugal desde 1974. Este é apenas o seu 14º templo na Europa, o que parece atestar o crescimento que esta confissão religiosa tem conhecido por cá nos últimos anos.