Underdogs Gallery acolhe “WK – Act and Process”, uma exposição individual do artista nova-iorquino WK Interact
O artista francês WK Interact, sediado em Nova Iorque desde o início dos anos 90, inaugura em março a sua primeira exposição a solo em Lisboa, na galeria Underdogs, dando assim início à programação de 2018 do espaço. A exposição de WK Interact é inaugurada a 02 de março e ficará patente até dia 31.
WK Interact “tem concentrado o seu interesse no corpo humano em movimento, um fascínio que se reflete nas suas pinturas de figuras congeladas em pleno movimento”, lê-se no programa de exposições da Underdogs para 2018.
Um colecionador de curiosidades e objectos inusitados, o artista tem vindo a acumular um vasto conjunto de fotografias visualmente impressionantes da imprensa americana do século XX, uma seleção das quais forma a base da sua primeira exposição individual na Galeria Underdogs. Cada peça passou por várias transformações cruciais que revelam o meticuloso e original processo criativo do artista.
À primeira vista, “WK – Act and Process” parece ser uma colecção de narrativas instantâneas e de movimento suspenso, cada uma contando uma história individual. Contudo, um olhar mais aproximado revela que, através da singular (re)interpretação do artista, estes intensos e quase-cinematográficos fragmentos de crime e drama juntam-se para formar uma história maior sobre a natureza das emoções, da identidade e da nossa experiência humana conjunta.
WK (aka WK Interact)
WK Interact nasceu em 1969, em Caen, França. Vive e trabalha em Nova Iorque desde o início da década de 90. O processo original do artista envolve uma técnica de torcer um desenho ou fotografia originais enquanto estão a ser fotocopiados, resultando na paleta monocromática e a aparência optimizada e momentânea do seu trabalho final.
No final da década de 1990, as suas imagens começaram a surgir em fachadas de edifícios na baixa de Manhattan, complementando o constante frenesim de corpos e o movimento incessante da vida urbana contemporânea na cidade agitada.
O programa da galeria Underdogs para 2018 inclui exposições do duo espanhol Pichi & Avo (a ser inaugurada em abril), do francês de origem portuguesa André Saraiva, criador da figura Mr.A (maio), e dos portugueses Estúdio Pedrita (junho), AkaCorleone (setembro) e Teresa Esgaio (outubro).