Na passada semana, o Chef Chakall encerrou a terceira edição do programa “Learning for Life” da Diageo no El Bulo Social Club. Para além de um showcooking, houve cocktails para todos.
O programa “Learning for Life” completou a sua terceira edição em Portugal na passada semana. A cargo deste “sonho” esteve uma das empresas líderes mundiais de bebidas premium, a Diageo. Oferece uma incrível coleção de marcas de bebidas alcoólicas que compreendem espirituosas, cerveja e vinho. As marcas incluem Johnnie Walker, Crown Royal, J & B, Windsor, Buchanan’s, Smirnoff, Ciroc, Ketel One, Baileys, Captain Morgan, Tanqueray, Don Julio e Guinness.
Em 2019, 26 jovens tentaram a sua sorte na terceira edição do programa “Learning for Life”. Todos com o mesmo sonho em comum, serem bartender.
Depois de três meses de curso e de mais de 250 horas de formação, já são 14 os jovens que encontraram colocação profissional (mais de 50% dos participantes). No total das três edições, já participaram mais de 50 jovens.
Os resultados alcançados até ao momento pelo programa “Learning for Life” são surpreendentes. A edição de 2018, que juntou 25 jovens, obteve 100% de colocação no mercado laboral, sendo que dois dos participantes criaram mesmo o próprio negócio. Em 2019 foram formados 26 jovens portugueses em conhecimentos de coquetelaria nacional e internacional e ainda serviço de atenção ao cliente, entre outras especialidades.
O Orientre esteve à conversa com o diretor da Diageo, em Portugal e quisemos saber como correu esta terceira edição do programa” Correu muito bem, todos os alunos foram empenhados, dedicados e entusiasmados com o que o futuro lhes reservava depois de saírem deste curso. O programa “Learning for Life” em Portugal já tem um lugar de destaque nas formações de bartenders do nosso país. Esta iniciativa permite-nos contribuir para a criação de emprego e para a modernização e sofisticação da hotelaria e da restauração, setores fundamentais para o crescimento da nossa indústria e da nossa economia”, revelou.
Para terminar esta fase, para além da companhia de um bom cocktail, não poderiam faltar os petiscos de Chakall, no El Bulo. O chef juntou-se à festa, pôs as mãos ao grelhador e preparou um showcooking de comer e chorar por mais.
O programa Learning for Life, desenhado de forma a inspirar e transformar as comunidades onde a Diageo opera, é dirigido a jovens NEET (sigla da Estratégia Nacional para jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam ações de formação) com idades entre os 18 e os 30 anos. As ações de recrutamento são feitas junto do IEFP, de parceiros e através das redes sociais. É desenvolvido pela Diageo, empresa líder de bebidas premium no mundo, em parceria com a SEA – Agência de Empreendedores Sociais (colabora com a Câmara Municipal de Lisboa através do projeto Fábrica do Empreendedor) e a Ás de Copos.
É dedicado à formação e à empregabilidade de jovens bartenders e tem como missão transformar vidas através da educação. Está dividido em três fases: recrutamento e acompanhamento de jovens; formação profissional na área de bartending; inserção dos jovens em Estágios Profissionais, com vista à sua empregabilidade.
O programa “Learning for Life” até té à data já formou mais de 123 mil jovens e atualmente gere mais de 90 projetos em 35 países de todo o mundo.