Guarda Roupa e Atelier do séc. XXI em Marvila
O número 76 da Rua do Açúcar esconde um mundo lá dentro. Um portão enorme, com várias campainhas, que se abre à nossa chegada. Seguimos as indicações para a receção da Peris Costumes. Mais uma campainha, alguns degraus e chegamos à entrada. Ao fundo vêem-se chariots e mais chariots de roupa, mais perto alguns manequins vestidos a rigor. Fomos recebidos por Alejandro Toledo o diretor geral da Peris Costumes, em Lisboa. Com o passo apressado, e vestido com a camisa branca da Peris Costumes, foi-nos mostrando os mais de cinco mil metros quadrados de guarda-roupa e confeção, enquanto contava a história da empresa que lidera.
Com sede em Madrid desde 1856, escritórios e armazéns em Lisboa, Budapeste, Paris e Düsseldorf, Peris Costumes é uma empresa especializada no fabrico e aluguer de vestuário de época, para cinema, teatro, televisão e eventos. Outsourcing de guarda-roupa para produtoras, bem como todos os serviços associados é outra das suas áreas de negócio.
Entre a tradição e a modernidade
Na primeira área onde entramos estão as fardas militares, eclesiásticas, roupa de época até 1920, os fatos estão divididos entre homem e mulher. No andar de baixo encontramos sapatos, malas, jóias, complementos e roupa desde 1940 até a atualidade: “sempre em constante desarrumação e arrumação com tanto trabalho”, conta Alejandro.
Começaram só com um espaço e foram acrescentando aos poucos os demais armazéns, fornecem o Teatro São Carlos, o Filipe La Féria, as series e telenovelas da TVI e da Plural. Trabalharam recentemente com duas das melhores figurinistas do mundo: Milena Canonero (4 Óscares) e Colleen Atwood (4 Óscares). No fundo do segundo armazém há roupa de fantasia e roupa de etiqueta: “Muitos diplomatas e personalidades alugam aqui os fatos quando vão a eventos importantes”, explica o espanhol.
Atelier Maria Gonzaga
Noutro lado do edifício está o atelier da Maria Gonzaga, que está concentrada a trabalhar com uma equipa, curiosamente, só de mulheres. Foi ela quem trouxe o pai de Alejandro para Marvila, pela primeira vez, já há alguns anos.
Mais um corredor. Descemos. Fomos ter a um espaço amplo, tão grande quanto os outros, com um exército de mulheres que, quase em sintonia, dão ao pedal nas suas máquinas de costura. Desde que a Peris Costumes integrou na equipa o Atelier de Maria Gonzaga aumentaram o seu portfólio de serviços de execução própria e guarda-roupa, para mais de 1.000.000 peças de vestuário.
Desde 2016 que patrocinam o concurso Miss Portuguesa “é uma parceria com a Associação, é importante realçar a “beleza” de Portugal. (…) Emprestamos vestidos para os desfiles principais”. Este ano a vencedora, Filipa Barroso, de 18 anos, vai representar Portugal no concurso Miss World 2017 em Singapura e na China com fatos Peris Costumes.
1 Comentário
Bom dia,
Para festa dia 8 de Maio, dispõe de fatos dos 4 elementos da banda KISS?
Em caso afirmativo, inclui também as botas? E que preços podem aplicar?
Obrigado.