“Clean the Sea for Your Future” é este o nome da mais recente campanha de sensibilização posta em prática no passado dia 27 de maio, pelo rio Tejo. Garrett McNamara e a Yamaha uniram-se a favor de um oceano limpo, sem plástico.
O plástico é a principal ameaça de poluição nos oceanos e, tendo isso como preocupação, a Yamaha e Garrett McNamara promoveram mais uma iniciativa para consciencializar os portugueses para a importância da limpeza dos mares e de escolhas sustentáveis, no âmbito da campanha “Clean the Sea for Your Future”.
A ação aconteceu no dia 27 de maio, no percurso entre a Marina de Cascais e a Marina do Parque das Nações, e nela participaram jovens da Associação Cascais Jovem que, com a ajuda do surfista, recolheram, em vários momentos, plástico do rio com a ajuda de remos de stand up paddle, adaptados com redes para o efeito.
Apesar de o Orientre não ter estado a bordo, fomos saber como correu esta campanha e estivemos à conversa com Sandra Cunha, responsável de Marketing do setor marítimo da Yamaha em Portugal. ” O problema que o rio e o oceano enfrentam neste momento, é muito grave, mas são estas pequenas ações que fazem a diferença. Juntos, queremos sensibilizar os portugueses para o impacto do plástico nos mares e oceanos e alertá-los para que usufruam do mar de forma mais consciente e sustentável. A Yamaha tem feito vários esforços neste sentido, tendo lançado recentemente um motor muito mais eficiente, que consome menos combustível e tem maior potência, e também uma iniciativa de redução dos plásticos usados na sua operação. O Garrett tem valores muito alinhados com os da Yamaha e, por isso, estamos muito entusiasmados por desenvolvermos este trabalho em conjunto”, afirma a responsável.
De acordo com a BBC, todos os anos o número de plástico nos oceanos aumenta em cerca de 8 milhões de toneladas. Porque é urgente que pare, a Yamaha tem trabalhado com Garrett McNamara para promover melhores práticas no mar e incentivar escolhas mais sustentáveis.
Apesar da campanha estar em vigor desde fevereiro de 2019, e já muitas iniciativas terem sido feitas, desta vez foram os mais pequenos que foram para dentro de água. ” De pequenino é que se torce o pepino e é essencial sensibilizar os mais jovens para terem atenção a estas práticas de anti poluição”, referiu Sandra Cunha.
Entre os vários objetos encontrados pelo rio Tejo, os mais abundantes foram palhinhas, cotonetes, e embalagens de plástico. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Marina de Cascais, Capelli e Earth Water.
A Yamaha já está a preparar mais iniciativas como estas para o decorrer do próximo ano. Afinal juntos somos mais fortes, a limpeza do oceano depende de todos!