“The Future Of Food Is Female” ou como quem diz em português “O Futuro da Gastronomia é feminino” vai ter palco na cerveja Musa todos os domingos do mês de Agosto.
Há quem diga que o mundo é das mulheres, não vamos tão longe, basta deslocar-se à Fabrica da Musa, em Marvila, todos os domingos entre as 17h e as 20h, para experiênciar os dotes gastronómicos de uma chef de cozinha.
A ideia nasceu da norte-americana Jenifer Duke, que trocou Nova Iorque, Berlim ou Califórnia por Lisboa, lançou a plataforma The Future of Food is Female, ou simplesmente Triple F, para celebrar essas mulheres na cozinha, mostrar os seus projectos e criar uma comunidade forte.
Este domingo, é a mexicana Paulia Loya que vai transformar a fábrica de cerveja da Musa numa taqueria. No domingo seguinte, dia 9, segue-se a também mexicana Karla Mané, que vai transformar o espaço numa cantina mexicana. Dia 16 é Yu Lin Humm, nascida em Itália, filha de um suíço e uma vietnamita, que vai servir pratos da cozinha do Vietname. Dia 23 será a portuguesa nascida no Brasil Lara Espírito Santo, uma chef que tem juntado a sua criatividade à ideia de diminuir o desperdício. A fechar o mês, dia 30, a própria Jenifer Duke vai dar conta dos seus dotes na street food coreana.
Em paralelo com os menus especiais de cada domingo, haverá outros negócios no feminino em destaque todas as semanas: Ana Jugen, com dupla nacionalidade brasileira e suíça, terá uma torneira da sua kombucha artesanal, Fiz Kombucha, junto às cervejas artesanais da Musa; Valentina Amaral fornecerá os ingredientes fermentados, como miso, koji ou vegetais fermentados. Os doces ficarão a cargo da marca de sobremesas de Juliana Penteado, a Barü Pastry, que usa óleos essenciais na sua produção. E não estranhe se as vir a todas com a mesma máscara social de protecção, uma vez que será a luso-canadiana Pippa Wilson a artesã das máscaras de algodão orgânico tingido com sumo de frutas e vegetais.
Os pratos vão ter preços desde os 2,50€ até aos 10€ e 5% do lucro alcançado em cada domingo será doada a uma instituição de apoio a mulheres. Durante o evento entre as 17.00 e as 20.00, haverá música ao vivo com o Baque Mulher Lisboa, um projecto de maracatu formado por mulheres.
Não se esqueça de reservar, os lugares são limitados!