Portugal enfrenta uma fase difícil, uma Pandemia Global que parece não ter fim. Atualmente o país conta já com 2060 casos confirmados e 23 mortes. Os mais afetados pelo Coronavírus, são os idosos. Por este motivo, e apesar da situação ter vários grupos de risco, é na terceira idade que se centram todos os esforços para evitar que tenham o menor contacto possível com a sociedade. Na zona oriental de Lisboa muitos são os que podem beneficiar desta ‘ajuda’. A aplicação “Quero Ajudar” é uma aplicação criada propositadamente para a entreajuda em tempos de quarentena e da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é criar uma rede de voluntários no País. Conheça-a aqui.
A app foi criada apenas em três dias por um grupo de profissionais portugueses e brasileiros que se juntaram ao Programa E-Commerce Experience. A iniciativa não tem fins lucrativos.
Como pode utilizar a aplicação? A app serve de intermediária entre quem quer ajudar e quem precisa. Por exemplo, ajudar a tomar conta de idosos, crianças ou animais de estimação, fazer companhia através de uma chamada, deslocar-se à farmácia ou supermercado ajudando alguém que não consegue, dar apoio psicológico, entre outras coisas.
Além disso, é possível apoiar os profissionais de saúde portugueses doando uma refeição, ou outro bem essencial, deixar-lhe uma palavra de apoio ou um abraço.
Nesta quarentena se precisar de ajuda, ou souber de alguém que precisa, já sabe, descarregue a aplicação e faça o pedido. Posteriormente é transmitido à rede de voluntários, analisado, e estabelecida a ligação entre a pessoa que precisa de ajuda e um voluntário da rede.