PichiAvo acabam de inaugurar a exposição “Versus” na galeria Underdogs, em Lisboa. Uma exposição que mistura graffiti com arte clássica.
São amigos e de nacionalidade espanhola. Mas não são só estas características que partilham. O gosto pela pintura é comum. Pichi e Avo tornaram-se PichiAvo em 2007, mas antes disso já pintavam em separado. Avo estudou Design Industrial e Pichi, Belas Artes. Acabaram de chegar a Lisboa e já começaram a captar a atenção de toda a gente pela forma diferente como pintam. Nunca viu nada que misture a arte clássica do graffiti com estilo clássico greco-romano? Então vá até à galeria Underdogs e descubra tudo sobre a exposição “Versus”.
Não conhece a Underdogs? Está situada em Marvila e é uma plataforma cultural, fundada pela francesa Pauline Foessel e pelo português Alexandre Farto, mais conhecido no meio mediático como Vhils. A plataforma está dividida entre arte pública e a produção de trabalhos artísticos originais.
Além de pintura, os artistas espanhóis apresentam várias novidades, tais como desenhos, esculturas e uma grande instalação. “Quisemos representar o nosso estilo, peças que são muito clássicas e ao mesmo tempo poderosas em termos de cor, com background de graffiti“, afirmou Pichi ao Orientre. Questionado sobre as suas inspirações, Pichi refere que se inspira maioritariamente na “ousadia aos deuses e na ibris”.
Nas suas pinturas, PichiAvo misturam imagens de estátuas gregas com rótulos de várias cores e feitios. Mas não foi desde sempre que a dupla começou a pintar os clássicos. É algo recente, e segundo Avo, começaram a pintá-las pelo significado que têm. “Há muito significado por detrás das estátuas, sentimo-nos muito representados em termos de cultura porque em Espanha temos muita influência grega e romana”, explica.
Além da exposição, que está aberta ao público desde sábado na galeria Underdogs, a dupla deixou a sua marca artística num mural, na Calçada de Santa Apolónia, num prédio de quatro andares. Ainda não viu? Para quem passa é impossível não reparar em Poseidon (deus do mar na mitologia grega). Abençoada por Poseidon, Lisboa está agora mais colorida e repleta de arte. Segundo Pichi, “um deus perfeito” para o local onde foi pintado. Até ao momento, esta foi a primeira parede que a dupla pintou em Lisboa, mas não em Portugal. Viseu e Leiria contam já com obras de PichiAvo.
A exposição estará aberta ao público até ao próximo dia 9 de maio, na galeria Underdogs, e a entrada é livre.
Pichi e Avo acabam de inaugurar a exposição "Versus" na galeria Underdogs, em Lisboa. Uma exposição que mistura 'graffiti', com arte clássica.
Publicado por Orientre em Segunda-feira, 16 de Abril de 2018