Depois de uma década na Calçada da Estrela, o Kampai mudou de casa e tem agora como anfitrião o El Bulo Social Club, do chef Chakall, em Marvila. É o primeiro restaurante japonês desta freguesia e ocupa o primeiro piso do El Bulo. O Orientre não perdeu tempo e foi conhecer os cantos ao restaurante.
Para Marvila, o Kampai leva a sua inspiração nos Açores e promete celebrar todos os dias – e à mesa – a riqueza das águas do arquipélago. Na carta juntam-se peixes como o lírio, o atum, o pargo, o enchareú ou a lula. Não faltam também produtos açorianos como o chá, as bebidas à base de ananás e maracujá e os gelados, confecionados com o melhor leite.
“A tradição da cozinha tradicional japonesa junta-se agora aos sabores da América Latina, Itália e Portugal. Partilhamos a mesma forma de olhar a cozinha com o chef Chakall, com quem temos já uma longa relação de amizade. Graças a esta mudança, duplicamos a nossa lotação e podemos finalmente alargar a nossa ementa. Não só temos melhores condições técnicas na cozinha para criar novos pratos, como na sala podemos organizar eventos de maior dimensão”, diz João Pereira,
engenheiro agrónomo e co-autor do conceito. João Soeiro, discípulo do mestre Takashi Yoshitake, no antigo Aya, chef e co-autor do Kampai, promete uma carta fiel à melhor tradição japonesa, agora potenciada por um espaço multicultural.
“O mundo inteiro cabe no El Bulo Social Club e a cozinha do Kampai não podia ter melhor anfitrião. Haverá com certeza espaço para cruzarmos ideias e colaborações”, diz.
Chakall, o chef argentino radicado há duas décadas em Portugal assume que ao receber o Kampai no universo do El Bulo Social Club juntou o “útil ao agradável”, já que, confessa, “sempre quis ter um restaurante japonês, adoro comida japonesa e, além do mais, já era cliente assíduo do Kampai anteriormente”. Por uma série de razões, afirma, “surgiu uma oportunidade para os dois lados e nada mais natural que trazer para Marvila o primeiro restaurante japonês e ainda por cima de grande qualidade e surpreendente”.
A partir de agora é ainda mais obrigatório passar por Marvila 🙂