Este sábado todos os caminhos foram dar à Estação de Santa Apolónia para ver passar a carruagem do histórico ML7 do Metropolitano de Lisboa. O Orientre apanhou boleia, recuou no tempo e conta-lhe tudo.
De 27 a 29 de setembro festejaram-se as Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia que pretende sensibilizar os cidadãos para a riqueza das suas cidades.
Durante três dias o programa contou com várias atividades, nomeadamente «a realização de visitas guiadas às Estações Ferroviárias da IP e do Metropolitano de Lisboa, ações culturais e de animação nessas estações e, ainda, a possibilidade de assistir a uma conferência subordinada ao tema “A Ferrovia e a Cultura”. Contou com a presença de vários oradores internacionais que abordaram a temática da utilização das Estações Ferroviárias e os transportes públicos como espaços de promoção e divulgação artística.
No dia 28 de setembro, sábado, apanhámos boleia no comboio histórico ML7, do Metropolitano de Lisboa. Viajámos nas duas primeiras carruagens históricas (datadas de 1959). Consegue detetar semelhanças nas novas carruagens 60 anos depois? O Orientre detetou e mostra-lhe em fotografias.
No último dia, 29 de setembro, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma visita guiada à Estação Ferroviária da IP Lisboa-Oriente, assim como à linha Vermelha do Metro de Lisboa.
O Metropolitano de Lisboa, a CP- Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal contribuem, assim, para a promoção efetiva da cultura e do património, bem como para o reconhecimento da sua importância no setor dos transportes, da mobilidade e sustentabilidade urbana.