Ruben Matay é cantor e vizinho do Orientre. Ficou conhecido por partilhar com Dengaz a música “Queria Dizer Que Não”, mas é na ação social que reside o seu coração.
Matay tem 31 anos e é orgulhosamente um Marvilense nato. Nasceu em Chelas e viveu toda a sua vida no bairro. Hoje é pai de dois meninos, Vicente e Santiago, e quer transmitir-lhes os mesmos valores que o bairro lhe transmitiu: “Vivi no bairro durante toda a minha vida e fui feliz. Aqui há de tudo, pretendo que eles cresçam onde eu cresci e aprendam como eu aprendi.”
Um apaixonado por crianças, Matay, além de ser um grande cantor, tem também um grande coração. É animador social na Santa Casa da Misericórdia, no centro social Bairro da Boavista, há 11 anos. Um trabalho que desempenha diariamente e ao qual “queria dizer que não, mas não consigo”, afirma divertido e em tom de brincadeira. Distinguido por muitos como o homem dos sete ofícios, Matay não é de sete, mas de quatro. Além desta ocupação diária, é cantor a solo, tem um grupo de gospel e integra a banda de Dengaz.
Questionado pelo Orientre sobre o trabalho desempenhado na associação, o cantor revelou que todo o seu trabalho o enche de orgulho. “Temos sessões de grupo que acontecem uma vez por semana, ao final do dia, em que debatemos temas da atualidade, problemas que vamos identificando, preocupações que o grupo também traz ou que nos chegam através de equipas que trabalham connosco”, referiu.
Durante toda a sua vida, Matay foi um bairrista: “Cresci sempre no bairro, muitas vezes fui tentado a ir por maus caminhos, mas a minha ida para o Técnico (Instituto Superior Técnico), jogar rugby centrou-me naquilo que era importante”. Todas estas vivências levaram o cantor a enveredar pela sua veia social. “Gosto de estar com eles. Enquanto estamos todos juntos, evito que andem lá fora a fazer porcaria.”
Matay não passa despercebido, especialmente pelo grande coração que comporta. Como um homem não se mede aos palmos, conquistou o respeito dos jovens pela sua alegria e boa disposição. “A minha vida sempre foi esta, desde muito cedo que integrei grupos de jovens. Fiz o curso Jovem Ator de Mudança, no IAC (Instituto de Apoio à Criança), entretanto fiz outro de Jovem Mediador Comunitário e trabalhei no Parque do Gil”. Um homem com “H” grande, que tem como principal objetivo ajudar os que mais precisam. “É quase como uma viagem e isto é a minha chegada.”
Tal como a mediação, a música esteve sempre presente na vida do cantor. “Sempre adorei cantar, a música esteve sempre presente na minha vida pois em casa ouvia a minha mãe a cantar.” Hoje, tem uma carreira a solo e conta com mais de 10 milhões de visualizações no Youtube com“O Que Tu Dás”, um êxito que musicou a novela “Herdeira” da TVI. Um esforço que, garantiu ao Orientre, compensa: “Acabo por juntar a minha vida musical profissional com a minha vida musical pessoal. Há um encontro entre estas duas músicas”.
Para Matay, 2018 está a ser um ano cheio de sucessos. Após as conquistas no YouTube, o cantor acaba de lançar o seu segundo single, “Não Chores Mais”. O tema surge da colaboração em estúdio com Agir e vem dar a conhecer “um pouco do dia a dia de Chelas, de mim, da vida que tive cá, da vida dos meus amigos e das histórias que vi acontecer perto de mim. Retrata uma história emotiva, com uma carga emocional muito grande. É uma história de vida dura.”
Chelas é a sua casa e o cantor abriu-nos a “porta”, dando-nos a conhecer a sua história. Promete, num futuro próximo, lançar novos temas sobre o bairro que o viu nascer.